Nível de Dificuldade

Distância

Duração

Desnível Acumulado

Tipo de Percurso

8,78 km5

2h35

+248m

Circular

Pontos de Interesse

1 – Capela de Nª Srª dos Verdes; 2 – Alminhas; 3 – Rio Mondego – Moinhos; 4 – Calçada romana; 5 – Moinhos de água da Retorta; 6- Alminhas;  7 – Janela Manuelina; 8 – Pelourinho de Abrunhosa a-Velha;  9 – Igreja Matriz de Santa Cecília; 10 – Capela de São Sebastião; 11 – Capela de Santo António; 12 – Alminhas; 13 – Apeadeiro de Abrunhosa-a-Velha

A Virgem, os Gafanhotos e o Milagre

Em Abrunhosa-a-Velha existe um peculiar culto Mariano cuja história se passa a contar. Certo dia, há muito tempo, foi encontrada por caminhantes uma imagem da Virgem, perto da povoação. Foi levada para a igreja matriz tendo de lá desaparecido misteriosamente. Qual o espanto quando a encontraram no mesmo lugar de onde a haviam resgatado, rodeada de neve em pleno agosto. A comunidade logo entendeu a vontade da Virgem, erguendo uma capela de invocação a Na Sra das Neves no local.

Muito tempo depois, algures no séc. XVII, esta região foi afetada, segundo a tradição, por uma terrível praga de gafanhotos que todo o verde dos campos exterminou. Só o chamamento da Senhora conseguiu resolver a maleita e desde então passou a ser chamada Nª Srª dos Verdes e o seu milagre anualmente celebrado em romaria de grande afluência, no domingo de Pentecostes (sete semanas depois da Páscoa).

Descrição do Percurso

É na Capela de Nª Srª dos Verdes, em ambiente de grande beleza paisagística, que tem inicio este percurso de descoberta das terras de Abrunhosa-a-Velha. Os campos verdejantes que o envolvem são, não raras vezes, animados pelos rebanhos locais e seus pastores. Ruma a nascente em direção ao leito do Mondego por estrada municipal de extraordinária cenografia, onde o caos de blocos graníticos e a vegetação arbustiva assumem os papéis principais. Segue-se a subida da encosta, por calçada de origem romana, passando pelo antigo núcleo dos Moinhos de água da Retorta antes de se aproximar da Linha da Beira Alta, em zona com deslumbrantes perspectivas para a Serra da Estrela.

Em Abrunhosa-a-Velha percorre as ruas cuidadas do centro urbano, visitando uma Janela Manuelina, o antigo Pelourinho e a Igreja Matriz de Sta. Cecília. Continua em subida por caminho entre muros, passando pela Capela de S. Sebastião e atravessando pequenas manchas de pinhal. Retorna à povoação, passa pela Capela de Sto. António e desce a encosta por entre os campos de cultivo e pastoreio locais. Do apeadeiro, com belo painel em azulejo, desce por entre os campos até à Nª Srª dos Verdes.

Capela de Nª Srª dos Verdes

Crê-se que tenha sido erguida por volta de 1600. Certa é a bula emitida pelo Papa Paulo V, em 1608, na qual concede indulgências especiais à Irmandade de Nª Sra dos Verdes de Abrunhosa-a-Velha, que chegou a congregar 200 irmãos até à sua extinção em 1932. A tradicional romaria parte da Igreja Matriz, em procissão com andores decorados e banda musical. Na Capela é celebrada uma missa campal.

GRAUS DE DIFICULDADE

Adversidade do Meio

1

Tipo de Piso

2

Orientação

1

Esforço Físico

2