Nível de Dificuldade

Distância

Duração

Desnível Acumulado

Tipo de Percurso

11,10 km5

3h45

+425m

Circular

Pontos de Interesse

1 – Monumento de Nª Srª de Fátima; 2 – Igreja de São João Baptista; 3 – Campos rurais e de pastoreio;  4 – Capela de Na Sra da Anunciação; 5 – Ermidada Sra do Bom Sucesso; 6 – Ruínas do Castro do Bom Sucesso – Marco Geodésico; 7 – Souto de Castanheiros; 8 – Alminhas; 9 – Capela de S.Vicente; 10 – Estela Funerária Romana; 11 – Campos rurais e de pastoreio; 12 – Capela de Nª Srª da Cabeça

A sentinela de Mangualde

O Monte da Senhora do Bom Sucesso é a sentinela que nos vigia em grande parte do traçado deste percurso. Do alto dos seus 765 m, ponto mais alto do Concelho de Mangualde, avistam-se deslumbrantes paisagens que se estendem por toda a Beira Alta, Beira Baixa, Alto Douro, Trás-os-Montes e até além-fronteira, à espanhola Serra de Gata.

Mais do que um monte, a Sra do Bom Sucesso escondeu, até ao inicio do séc. XX, um curioso espólio arqueológico, primeiramente descrito por Leite de Vasconcelos (1858-1941),um dos grandes pilares da arqueologia portuguesa, e mais tarde por José Coelho (1887-1977),que nele achou dois machados de talão, em bronze, hoje à guarda do Museu Nacional de Grão Vasco. Sabemos ter sido local ocupado desde a Idade do Bronze, com continuação na Idade do Ferro e no período de dominação Romana.

Descrição do Percurso

O percurso parte do Largo de Sta. Marinha, na povoação de São João da Fresta, junto a um monumento erguido em honra a Nª Srª de Fátima e à Igreja de São João Baptista. Percorre as ruelas antigas da povoação, talhadas a granito, e parte rumo à aldeia de Casais por caminhos florestais entre campos agrícolas e áreas de pastoreio.

Em Casais, atente na Capela de Nª Srª da Anunciação antes de iniciar a subida ao Monte da Srª do Bom Sucesso. À medida que se sobe, as vinhas e campos de cultivo vão ficando para trás, abrindo-se uma paisagem essencialmente arbustiva, muito colorida na primavera, que o acompanhará ao longo do percurso pela cumeada da serra.

Antes chegar à aldeia de Pinheiro, destaque para um magnifico souto de castanheiros, com alguns exemplares de porte notável. Na aldeia, encontra uma Alminha, a Capela de S. Vicente e uma Estela Funerária Romana. Agora rumo a Avinhó, sobe a encosta por pitoresco caminho entre muros, atravessa áreas de vinha e de pinhal e, à entrada da aldeia, encontra os verdejantes pastos onde os dois últimos rebanhos da terra se banqueteiam.

Ruínas do Castro do Bom Sucesso

Em 1917, Leite de Vasconcelos enuncia em publicação um achado de anormal riqueza “(…)oitenta a cem casas rectangu/ares que foram ruas(…)”. Mais tarde, José Coelho aprofunda os trabalhos de investigação e, a partir da amálgama do espólio recolhido, conclui-se tratar de um sitio ocupado no Bronze Final (machados de bronze) e, sem margem para dúvidas, mais tarde romanizado, já que é deste período a maior quantidade de artefactos recolhidos. Foi decretado Monumento Nacional em 1997.

GRAUS DE DIFICULDADE

Adversidade do Meio

1

Tipo de Piso

2

Orientação

1

Esforço Físico

3