Nível de Dificuldade

Distância

Duração

Desnível Acumulado

Tipo de Percurso

6,92 km

2h05

+150 m

Circular

Pontos de Interesse

1 – Aldeia de Mareco ;  2 – Alminhas;  3 – Trilhos rurais murados; 4 – Pousadas (Capela de S. João); 5 – Poldras sobre a ribeira de Ludares;  6 – Antigo Hospital – Albergue dos Peregrinos; 7 – Ribeira de Ludares;  8 – Azenhas; 9 – Escorrega natural

Descobrindo os antigos caminhos da fé

É na zona sul do concelho de Penalva do Castelo que encontramos este rico troço
de um dos muitos Caminhos de Santiago distribuídos pelo país, em vale encaixado entre o Cabeço de Vela e a Serra da Lapeira. As peregrinações e a fé nunca obedeceram aos limites impostos pelo Homem e por isso, no momento de atravessar a ribeira de Ludares, transpõe também a linha invisível que o coloca no concelho
de Mangualde.

Entre muros de granitos antigos, em bela simbiose com os musgos e os líquenes que, ao desgastá-los, os tornam mais propriedade da Natureza que dos Homens, atravessa áreas humanizadas por séculos de atividades agro-silvo-pastoris, aqui e ali ensombradas por pequenas matas de carvalhos, robustas oliveiras, impressionantes giestas de tamanho arbóreo e silvas que, no verão, prometem compensar o esforço da caminhada com doces amoras silvestres.

Descrição do Percurso

O início do percurso é assinalado por uma alminha esculpida em granito local, bem perto da Junta de Freguesia de Mareco. Daqui, leva-o rumo a sudoeste por caminho entre muros e lajeado, com as irregularidades próprias de séculos de passagens de carros de tração animal. Neste troço não perca as cores da Serra da Lapeira, à sua esquerda, amareladas na primavera pelas giestas em flor.

Na aldeia de Pousadas atente nos vestígios da antiga arquitetura vernacular rural e logo após passagem pela Capela de S. João, desça rumo a sudeste, ao encontro da ribeira de Ludares.

Do outro lado da linha de água surgem as imponentes ruínas do Antigo Hospital dos Peregrinos. Daqui, o percurso segue pelas imediações da aldeia de Outeiro e de novo cruza a ribeira de Ludares por ancestrais poldras graníticas, ponto em que se inicia a subida de retorno a Mareco, com possibilidade de pequeno desvio para visita às antigas azenhas. Na subida final, uma rara laje de granito erodida de tal modo que forma um autêntico escorrega natural.

Antigo Hospital / Albergue dos Peregrinos

São ruínas que impressionam não só pela dimensão do empreendimento mas também pela área natural que as envolve. A poucos metros da ribeira de Ludares e com extensos campos, outrora de cultivo, observáveis nas suas traseiras, constatamos no seu interior as ruínas de um lagar de azeite. Seria nos seus tempos áureos um lugar de encontros motivados pela fé.

GRAUS DE DIFICULDADE

Adversidade do Meio

1

Tipo de Piso

2

Orientação

1

Esforço Físico

2