Viseu Dão Lafões: o destino perfeito para descansar bem longe da pandemia

Em mais um ano tão invulgar, o mote das férias de muitos portugueses volta a ser o “ir para fora cá dentro”. O objetivo é, claramente, evitar grandes deslocações ou viagens e aproveitar as maravilhas nacionais que têm tudo para oferecer umas férias de sonho.

No Centro do País, por exemplo, há uma imensidão de spots incríveis para explorar — com todos os cuidados e segurança, claro. Já não há dúvidas de que aquilo que mais queremos é encontrar locais que nos permitam reconectar com a natureza, ao invés de espaços que impliquem grandes concentrações de pessoas. Localizada bem no Centro, a região de Viveu Dão Lafões é um dos destinos ideais para conhecer, aproveitar a natureza, esquecer a pandemia e desligar de tudo.

Composta pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela, esta zona pitoresca de Portugal tem muito para ver ou fazer – desde a comida deliciosa aos vinhos, trilhos, termas, reservas naturais e locais históricos.

O seu roteiro pode começar precisamente na animada cidade de Viseu, uma das mais rústicas do País, com mais de dois milénios de história. Viseu tem Viriato como símbolo histórico. A Cava do Viriato é, por isso, local de visita obrigatória – ergue uma estátua sobre uma antiga fortaleza e tem uma zona envolvente, recentemente recuperada, que acolhe uma feira semanal e é o lugar perfeito para um passeio agradável em dias de sol.

Porém, há muito mais para conhecer na Cidade Jardim. Um passeio pela cidade mostra-lhe o melhor da arte urbana nacional, com trabalhos inspiradores de artistas como AKA Corleone, Lord Mantraste e Mariana, a miserável. Percorra ainda o Centro Histórico de Viseu – da Catedral de Santa Maria ao Museu Nacional Grão Vasco, há um vasto património histórico-cultural a que merece ser descoberto. Já que Viseu é também a cidade vinhateira do Dão, experimente alguns dos melhores vinhos de Portugal. Tudo graças às castas espalhadas nas serras do CaramuloMontemuroBuçaco e Estrela.

É de Viseu que partimos à descoberta de toda a região de Viseu Dão Lafões. Se gosta de atividades ao ar livre e de hábitos de vida saudáveis, pegue na bicicleta e arranque do Fontelo para conhecer a Ecopista do Dão, a mais longa de Portugal. Desenvolve-se na antiga linha ferroviária do Dão que ligava a Linha da Beira Alta a Viseu, numa extensão de trilho de praticamente 50 quilómetros entre Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.

Do Parque do Fontelo, em Viseu; ao Parque Botânico Arbutus do Demo, em Vila Nova de Paiva; ou a Reserva Botânica do Cambarinho, em Vouzela, o que não faltam são locais incríveis e ao ar livre para aproveitar o melhor da natureza desta região.

O concelho de São Pedro do Sul tem de ser paragem obrigatória no seu roteiro pelo Centro do País. Ele é sobretudo conhecido pelas Termas, com mais de dois mil anos de história e cujas águas já eram usadas pelos romanos devido aos seus poderes curativos. Mas há mais em São Pedro do Sul: entre a Serra da Arada, o Monte de São Macário e a Serra da Freita e o Rio Vouga, o que não faltam são spots de beleza natural única.

Lá perto, Oliveira de Frades é a porta principal de entrada nas Serras do Caramulo, do Ladário, da Gralheira e da famosa Serra da Estrela. Já que aqui está, passe por dois dos santuários marianos pertencentes aos Lugares de Fé do Centro de Portugal – a Capela de Nossa Senhora da Esperança, em Sátão; e o Santuário de Nossa Senhora do Castelo, em Mangualde.

É também nesta região que encontra Cabanas de Viriato, em Carregal do Sal. Esta é a terra de Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul Português que salvou a vida a milhares de pessoas durante o holocausto nazi. É aqui que encontra o Dólmen da Orca e a Orca da Palheira, dois importantes monumentos megalíticos do concelho que vão integrar a futura Rota do Megalitismo da Região Viseu Dão Lafões.

E já que falamos em megalitismo, temos de referir o percurso dos Dólmens do Carapito, em Aguiar da Beira. Já em Penalva do Castelo pode descobrir a Anta do Penedo do Com, mais um monumento funerário coletivo que nos remete para a importância histórica e megalítica desta região.

Castro Daire fica na zona natural, verde e serrana da região. É aqui que encontra Campo Benfeito, uma aldeia típica de montanha, no coração da serra do Montemuro, a cerca de mil metros de altitude. Castro Daire tem também uma antiga escola onde seis mulheres rodeadas de teares, linho e burel, criam peças únicas e singulares, conhecidas e vendidas em todo o País.

É em Nelas que sugerimos que vá à descoberta dos jardins históricos do Centro de Portugal. Com um património rico e variado, o concelho de Nelas é famoso pelos seus incríveis vinhos, bem como pela comida tipicamente beirã. Do centro histórico de Canas de Senhorim ao Rio Castelo, da Aldeia Cultural da Lapa do Lobo à nobreza de Santar, vila Vinhateira do Dão, os roteiros são muitos e cada um mais bonito do que o anterior.

Claro que falta ainda falar da irresistível vitela assada de Lafões, do entrecosto com chouriço e grelos ou do arroz de carqueja, acompanhados sempre com um belo copo de vinho do Dão. Um dos produtos certificados e exclusivamente portugueses desta zona é a maçã Bravo de Esmolfe, uma suculenta e irresistível fruta originária de Penalva do Castelo.

A seguir, carregue na galeria para conhecer alguns dos locais imperdíveis da sua próxima escapadinha à região de Viseu Dão Lafões.

VER GALERIAEste artigo foi escrito em parceria com o Turismo Centro Portugal.Fonte: NIT