- Visitantes do stand da CIM Viseu Dão Lafões vão ter a oportunidade de ganhar mais de 300 experiências para usufruírem no território. Apresentação aconteceu hoje, em Viseu.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está preparada para surpreender os visitantes da BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre de 28 de fevereiro a 3 de março. A apresentação da estratégia aconteceu hoje, no Mercado 2 de Maio, em Viseu, com a presença do Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, e do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, além do Chef Diogo Rocha e do cantor Gustavo Reinas, que irão protagonizar um dos momentos mais aguardados da feira.
A proposta do stand de Viseu Dão Lafões, tecnologicamente inovador, destaca-se por uma abordagem única que dá a conhecer as diversas experiências sensoriais disponíveis na região. O foco estratégico deste ano recai sobre o turismo de experiências, abrangendo desde a gastronomia, o enoturismo e as experiências de bem-estar, até ao turismo de natureza e ao turismo ativo e desportivo, com destaque para as ecopistas do Dão e Vouga.
Um momento de gastronomia regional com o Chef Diogo Rocha, único chef com Estrela Michelin na região Centro de Portugal, é um dos pontos altos da participação, acontecendo logo no primeiro dia, entre as 17h45 e as 19h00. O chef terá a acompanhá-lo Gustavo Reinas, o mais jovem vencedor de sempre do concurso de talentos “The Voice Portugal”, enquanto um barman estará a fazer cocktails com Vinho do Dão, numa interação que vai gerar uma dinâmica muito positiva no espaço Viseu Dão Lafões.
Visitantes ganham experiências
Durante os cinco dias de feira, os visitantes do stand de Viseu Dão Lafões vão poder participar em jogos e passatempos, que têm como prémio fantásticas experiências sensoriais na região. Desta forma, os vencedores terão a possibilidade de usufruir do melhor do território, seja em experiências de restauração, alojamento, saúde e bem-estar ou espetáculos. No total, serão oferecidas, pelos municípios, mais de 300 experiências aos vencedores.
Mas há mais experiências previstas. No final da programação dos dias 1 e 2 de março, o stand vai transformar-se num espaço de convívio e animação, com o DJ Pira (Bruno Pais) e o barman premiado Daniel Roberto a oferecerem música, acompanhada de cocktails, para terminar o dia da melhor forma.
Uma estratégia conjunta
Na apresentação da estratégia, Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, enalteceu o trabalho feito pela CIM nos últimos anos. “As Comunidades Intermunicipais são uma figura relativamente recente e é do trabalho que desenvolvem que resulta a sua afirmação. Nós temos a sorte de ser uma comunidade que cada vez se afirma mais, que consegue evidenciar aquilo que nos é comum mas também aquilo que cada um dos territórios tem para oferecer. Nós temos uma gastronomia variada, mas temos também tudo aquilo que pode ser importante para convencer as pessoas a visitar-nos. Temos, como nenhuma outra região, termas em todos os municípios; temos produtos de natureza como poucos; e temos esse produto icónico, que é o nosso vinho”, descreveu.
“Quero acentuar este esforço, que é levar a região aos principais certames, como a BTL ou a FITUR. É gratificante ver o esforço de um conjunto de municípios para promover a oferta que tem e para alavancar o desenvolvimento local”, acrescentou.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destacou o facto de esta ser a segunda presença em certames internacionais num curto espaço de tempo. “A região vai ter, mais uma vez, uma presença marcante na Bolsa de Turismo de Lisboa, depois de há um mês termos estado também em Madrid, na FITUR, a maior feira ibérica do turismo. São momentos importantes para aumentar a notoriedade da marca Viseu Dão Lafões”, frisou.
“A estratégia da presença na BTL aposta na diferenciação e na diversidade do nosso território. Esses são os nossos principais atributos e esse tem sido o trabalho da CIM, que tem sido feito de uma forma estratégica e operacional com os nossos 14 municípios, com o Turismo Centro de Portugal, com a agência de promoção externa, mas fundamentalmente também com os nossos empresários, no alojamento, na restauração ou no turismo ativo”, continuou Nuno Martinho.
A diversidade de oferta a nível do Turismo de Natureza é um dos pilares da estratégia da CIM na BTL, explicou Nuno Martinho: “Nos últimos anos, a CIM tem vindo a fazer uma aposta muito forte num produto compósito de turismo de natureza, nomeadamente na rede de percursos pedestres, nos circuitos de trail e BTT, na Ecopista do Dão e agora, desde outubro, também na Ecopista do Vouga. Os visitantes do stand vão poder conhecer o que está a ser feito a este nível”. A estratégia passa também por promover a oferta em outros produtos turísticos. “A região Viseu Dão Lafões vale 50% do país na oferta de termalismo, pelo que a saúde e o bem-estar serão, obviamente, alvo de ativação na BTL, assim como o Turismo Cultural e de Património. A BTL é uma oportunidade para serem apresentados eventos diferenciadores e que têm capacidade de atração capacidade regional e nacional, como a Feira de São Mateus, a Feira do Vinho do Dão, a Feira dos Santos ou o Caramulo Motorfestival, entre muitos outros”, adiantou Nuno Martinho.
Fundamental é também o produto Gastronomia e Vinhos. Na apresentação, Diogo Rocha descreveu o conceito do momento de Gastronomia que vai acontecer no primeiro dia. “A nossa região é feita de pessoas que têm muito para contar e de coisas boas para partilhar. A mim cabe-me, mais uma vez, orgulhosamente representar a região na parte da Gastronomia. Na BTL, vamos criar um menu de degustação com produtos da região que despertam os cinco sentidos essenciais do paladar: a acidez, o amargo, o doce, o salgado e o umami. A seleção dos produtos é que foi muito difícil, porque nós temos muita coisa boa neste território. O Gustavo Reinas foi desafiado para cozinhar comigo, com a inspiração a surgir de pratos da sua infância”, sublinhou Diogo Rocha.
“Esta é uma região muito importante e da qual eu tenho um grande orgulho, pelo que agradeço esta oportunidade. Eu não cozinho como o chef Diogo, mas posso animar-vos durante algum tempo na BTL e continuar a defender a minha terra”, disse por sua vez Gustavo Reinas.
Um stand que é uma experiência
O stand da CIM Viseu Dão Lafões é em si mesmo uma experiência inovadora, que captura a alma da região, deixando uma impressão duradoura em cada visitante. Situado no Pavilhão 2 da FIL – Feira Internacional de Lisboa, num ponto de passagem privilegiado da feira, o espaço celebra de forma vibrante e imersiva a riqueza cultural, natural e gastronómica deste território único.
O stand apresentará uma programação recheada de momentos de interesse para os visitantes, tendo como base a diversidade de produtos e valências turísticas dos 14 municípios da CIM. Não faltarão, como sempre, momentos de degustação gastronómica de sabores regionais e apresentações e provas de vinhos do Dão, da responsabilidade de escolas profissionais, das confrarias gastronómicas e de restaurantes do território, assim como a oferta de brindes promocionais aos visitantes.
A exibição do documentário premiado sobre a Rota do Megalitismo da região, a apresentação da segunda edição da iniciativa “Viseu Dão Lafões Pé ante Pé”, o lançamento da marca do projeto Aldeias da Serra do Caramulo e o Enoturismo no Dão são outras ativações que merecem grande destaque.
O design do stand assenta em cinco pilares.
1. Zona verde de receção
A zona de receção é acolhedora e informativa. A iluminação enfatiza o verde natural do fundo atrás do balcão, realçando a identidade da CIM Viseu Dão Lafões e, no ripado superior, de choupo natural, um holograma 3D do coração do logotipo – que aponta a um território que é o coração de Portugal – adiciona uma dimensão tecnológica e distintiva.
2. Área de apresentações dinâmicas
Este é um palco para trazer à vida os projetos e atividades da região. O seu acabamento interior rosa destaca a identidade visual da marca. Posicionado estrategicamente, este elemento é visível a grande distância e de vários pontos da feira. A parede em ripado oferece vislumbres de um jardim secreto, um refúgio iluminado que destaca o património natural da região, criando um espaço para contemplação e interação. Adicionalmente, quatro LCDs estrategicamente posicionados oferecem uma perspetiva interativa de Viseu Dão Lafões.
3. Área de Experiências Sensorial e Digitais
Área dedicada a transmitir a essência de Viseu Dão Lafões, através de uma experiência que desafia os sentidos, com destaque para as paisagens, sons e aromas naturais característicos da região. Ao passarem por um Túnel Sensorial, os visitantes são saudados por um convite escrito na parede, “Viseu Dão Lafões está mesmo já aqui, entre!”, incentivando a exploração da maior ecopista de Portugal, os seus trilhos, paisagens e aromas. O piso de ledwall cria uma instalação visual dinâmica, reforçada por colunas de som e difusores de aroma, evocando o ambiente natural da região. O design imita a ecopista e seu rebordo vegetal, com efeitos de movimento de folhas ao vento e água corrente, animais e som do rio. A experiência imersiva é enriquecida com a difusão contínua do aroma de pinheiro-bravo.
4. Turismo de Natureza em Destaque
Por detrás da receção, revela-se um recanto especial de Viseu Dão Lafões, uma área dedicada ao relaxamento e à contemplação. Este espaço é cuidadosamente adornado com uma variedade de plantas naturais, criando um ambiente sereno e acolhedor. Três bicicletas complementam a decoração, como um convite para os visitantes se imaginarem a percorrer a exuberante Ecopista do Dão e Vouga.
5. Gastronomia e Vinhos como Experiência Central
Espaço para showcookings e degustações, realçando a gastronomia e os vinhos da região. Durante as apresentações, os visitantes podem acompanhar a experiência, visionando cada passo do processo através de um LCD conectado a uma câmara focada na ação. Completando a experiência, o espaço inclui oito mesas altas em madeira, criando um ambiente acolhedor e propício para degustações e interações sociais.
Programa diversificado durante cinco dias
O momento de Gastronomia regional com o Chef Diogo Rocha e Gustavo Reinas é um dos pontos altos do primeiro dia de certame, entre as 17h45 e as 19h00. Esta iniciativa é antecedida por degustações e apresentações, com os principais eventos dos municípios de Vouzela e Viseu em 2024. A inauguração oficial do stand está agendada para as 16h30.
O segundo dia de Viseu Dão Lafões na BTL é dedicado à continuação das apresentações – acompanhadas de degustações – dos principais destaques dos municípios, desta vez a cargo das autarquias de São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Mangualde e Aguiar da Beira. As propostas dos municípios de Nelas, Oliveira de Frades, Castro Daire, São Pedro do Sul e Vila Nova de Paiva assumem o protagonismo no terceiro dia de feira, enquanto Penalva do Castelo, Tondela, Sátão e Carregal do Sal são os destaques do quarto dia.
A participação de Viseu Dão Lafões na BTL termina, no quinto e último dia, com um programa integralmente dedicado às confrarias gastronómicas do território, as quais darão a provar ao público as especialidades culinárias que fazem desta região uma referência gastronómica.
A agenda de programação completa da presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2024 estará disponível no site oficial do evento, em www.btl.fil.pt, no site Visit Viseu Dão Lafões, em www.visitviseudaolafoes.pt, e nas páginas de Facebook e Instagram da CIM.
A participação em tempo real poderá, também, ser acompanhada nas redes sociais.