Pouco conhecidos, esquecidos, a estrear ou verdadeiramente secretos, Portugal ainda guarda muitos tesouros para Explorar, Contemplar, Provar e Relaxar. Venha daí até ao Centro!
Diz a lenda que uma moira encantada aparece a quem vai sozinho em busca de um tesouro este local… Faça-se acompanhar e ganhe velocidade no baloiço do rio Castelo, em Senhorim, Nelas. Para uma aventura mais radical, também junto à água, pode saltar do alto da ponte do Poço de Santiago em Sever do Vouga. Estes são apenas alguns dos segredos para explorar e descobrir na região Centro.
“Voar” sobre o rio Castelo
A envolvente idílica tem nos trilhos seculares a lenda de uma moira encantada, que “só aparece no dia de São João, à meia noite a quem sozinho vai em busca de um tesouro junto à torre!” A mística deste lugar entrelaça-se com o Baloiço So’Rio Castelo, instalado em pleno leito da correnteza de águas frescas homónima, em Senhorim, freguesia do concelho de Nelas. Sente-se e relaxe. Sinta a leveza do ar e a sensação de estar com os pés no rio Cavalo. Renove as energias e deixe-se envolver pela Natureza em redor de tão bucólica paisagem, cenário do PR1 – Moinhos do Castelo. Integrado na “Rota dos Moinhos de Portugal”, este percurso pedestre temático prolonga-se ao longo das margens do rio Castelo, junto à aldeia dos Moinhos, em Senhorim. A sua incidência na história relacionada com a importância da água para a população local tem, como prova de tão relevante legado os moinhos de rodízio, relíquias de um passado longínquo e outrora essenciais à moagem dos cereais, sobretudo do milho e do centeio. Com 8,2 km e uma duração de cerca de 02h35, o PR1 – Moinhos do Castelo começa e termina em Senhorim.