Rota dos Poços: um paraíso de cascatas e lagoas em São Pedro do Sul

Algumas das mais fantásticas paisagens de Portugal ficam na Rota dos Poços de Manhouce, em São Pedro do Sul. Aproveite a primavera e parta à descoberta do maior número por metro quadrado de cascatas, lagoas de água pura e vegetação frondosa, da região Centro.

 

Em plena Serra da Arada, na área de São Pedro do Sul, onde a natureza é selvagem e abundante, há oásis com cascatas de águas tépidas e cristalinas que convidam ao mergulho ou à simples contemplação. Encontram-se na parte mais alta do rio Teixeira, um afluente do Vouga, que tem somente 13 quilómetros, mas é o rio português com maior número de praias e piscinas fluviais, os “poços” como lhes chamam por aqui.

Um dos maiores encontra-se por baixo da ponte sobre o Teixeira, na fronteira entre a freguesia de Arões e São João da Serra. A montante, já na fronteira entre São Pedro do Sul e Vale de Cambra, encontra-se a Cascata dos Dois Rios. Contudo, há dois considerados como os mais deslumbrantes de todos, por isso os mais visitados: o Poço Negro e o Poço Azul.

 

Rio Teixeira

Rio Teixeira

 

Efetivamente, detentor de grande beleza com a força das águas a correr pelas rochas, o Poço Negro tem uma cascata que termina numa lagoa azul de apetecíveis águas cristalinas. Um autêntico oásis na montanha, rodeado de natureza pura e selvagem. O nome que lhe está associado, “Poço Negro”, nada tem a ver com a cor da água, mas sim com a grande profundidade que tem, causada pela erosão dos fundos, devido à constante queda de água proveniente da cascata.

Com a temperatura a rondar uns apetecíveis 21 °C, é boa para ir a banhos, mas convém que saiba nadar bem, dada a grande profundidade e ao facto de não ser vigiada. Se preferir não arriscar, ao longo das rochas que descem a encosta, a ladear a cascata, formam-se pequenas lagoas com uma altura de água pequena, onde pode refrescar-se. A grande beleza paisagística que envolve este poço convida a piqueniques e à descoberta do local. O acesso faz-se a pé, num acesso não muito fácil, que torna o local ainda mais apetecível para os amantes de paraísos selvagens.

 

Rio Teixeira

Rio Teixeira

 

Poço Azul é outro autêntico paraíso para conhecer e ir a banhos. Aqui a profundidade é menor, oferecendo maior segurança aos seus frequentadores. Também esta piscina fluvial – ou poço -, se forma a partir de uma bonita queda de água. A rara beleza que o local oferece, conta também com o contributo das rochas graníticas polidas pela erosão de milhões de anos, que ladeiam a lagoa.

No local há parque de merendas e o quadro idílico é completado pelo bosque ribeirinho, pelo carvalhal, e pela rara borboleta apatura-pequena, com a sua impressionante e belíssima cor violeta, que adora o local para viver. Nas quedas de água e rápidos encontra-se também facilmente o melro-de-água, que se alimenta dos macroinvertebrados que habitam estas águas.

 

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Volvo – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Volvo – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa

 

biodiversidade dos vários poços do rio Teixeira é surpreendente, destacando-se, durante cerca de três quilómetros, o adernal, uma formação que ficou dos bosques subtropicais que cobriram outrora a região. Mas em passeio pelas imediações encontrará também murta, azevinho, loureiro e feto-vaqueiro, entre outras espécies.

Já no reino animal, além da rara “borboleta violeta”, encontra também a borboleta-do-medronheiro, sendo a maior que existe no nosso país, a macrómia, uma espécie de libélula protegida, e o pica-pau-malhado-grande que, sem constrangimentos, se faz sempre ouvir.

 

Rio Teixeira

Rio Teixeira

 

Fonte : https://expresso.pt/boa-cama-boa-mesa/2022-04-07-Rota-dos-Pocos-um-paraiso-de-cascatas-e-lagoas-em-Sao-Pedro-do-Sul-317df4c3?fbclid=IwAR3boHL8JbQrJpc2C0JwngBDZiDKGiHLFtpkMUqLCGkW3knTwday0jG7y-c