Rede Cultural Viseu Dão Lafões é finalista dos Prémios dos Fundos Europeus 2025
• Votação já está a decorrer online e todos os cidadãos podem votar neste projeto promovido pela CIM Viseu Dão Lafões.
A Rede Cultural Viseu Dão Lafões, iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, é um dos 25 finalistas da edição 2025 dos Prémios dos Fundos Europeus, na categoria Portugal + Conectado. Estes prémios distinguem os projetos mais inovadores, sustentáveis e transformadores apoiados pelos Fundos da União Europeia em Portugal.
Além da categoria Portugal + Conectado, a Rede Cultural Viseu Dão Lafões é também finalista na categoria Escolha do Público, na qual todos os cidadãos podem participar. A votação já está a decorrer em www.premiosdosfundoseuropeus.pt/finalistas.
Promovido pela CIM Viseu Dão Lafões, o projeto Rede Cultural Viseu Dão Lafões teve como objetivos dinamizar a expressão artística, valorizar o património e envolver as comunidades neste processo, através de uma programação descentralizada que valorizou o talento local e atraiu novos públicos à região.
Esta iniciativa teve origem na candidatura submetida ao fundo extraordinário “Programação Cultural em Rede”, no âmbito do Programa Operacional Centro 2020, tendo sido implementada ao longo do ano de 2021. O projeto foi concebido com o objetivo de articular uma programação cultural em todo o território de Viseu Dão Lafões, promovendo não só a valorização dos recursos patrimoniais e museológicos regionais, mas também os agentes culturais e turísticos locais. A agenda cultural desenvolvida destacou-se pela sua diversidade, acessibilidade e aposta na coesão territorial.
A estrutura do projeto assentou numa rede de entidades promotoras e parceiras, entre as quais se destacam a Plataforma Cultural Viseu Dão Lafões, a ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, a Binaural Nodar, o Teatro do Montemuro, o Teatro Viriato e o Cineclube de Viseu. A estas entidades juntou-se a participação ativa de vários agentes culturais regionais, como a Contracanto – Associação Cultural, a AMAD – Associação de Música e Artes do Dão, a Ondamarela e o artista Zé Mágico, que contribuíram para a diversidade, dinamismo e proximidade territorial da programação cultural desenvolvida.
A seleção como finalista nos Prémios dos Fundos Europeus reflete a capacidade da REDE CULTURAL Viseu Dão Lafões em responder aos vários critérios de avaliação definidos pelo júri: impacto local e regional, inovação no acesso à cultura, envolvimento das comunidades, sustentabilidade e transferibilidade para outros territórios.
A apresentação pública do projeto está agendada para 18 de outubro, no Convento São Francisco, em Coimbra, durante a 2.ª edição da Mostra dos Fundos Europeus. A gala de entrega de prémios terá igualmente lugar neste evento.
Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, “a escolha da Rede Cultural Viseu Dão Lafões como finalista dos Prémios dos Fundos Europeus é motivo de grande orgulho para toda a região. É o reconhecimento de um trabalho coletivo da CIM, dos municípios, dos agentes culturais e da comunidade, que demonstra que a cultura pode ser um instrumento de desenvolvimento e de afirmação territorial, contribuindo, decisivamente, para a notoriedade do destino Viseu Dão Lafões e para uma maior coesão económica e social.”
Os Prémios dos Fundos Europeus são promovidos pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030, e pretendem destacar os projetos mais inovadores e impactantes apoiados por fundos comunitários, reforçando a notoriedade e a percepção pública positiva do contributo europeu para o desenvolvimento do país.