Um projeto produzido pela Binaural Nodar com apoio de divulgação da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.
Desde os alvores da civilização que as paisagens ribeirinhas têm sido lugares privilegiados para o estabelecimento e desenvolvimento de comunidades. Os rios são fonte de água potável, de alimentação, de higiene, de comunicação entre lugares, de bem-estar psicossocial, de encontro, de ócio, de inspiração artística, de simbolismo e espiritualidade, entre tantos outros aspetos.
O território da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, formada por catorze municípios da região centro, compreende uma grande diversidade de rios, enquadrados de norte para sul por três bacias hidrográficas principais: a do Douro, a do Vouga e a do Mondego. Estes três rios e os respetivos afluentes (como o Paiva e o Dão) definem inclusive algumas das fronteiras entre concelhos e, consequentemente, parte do mapa da própria comunidade intermunicipal Viseu Dão Lafões.
As paisagens ribeirinhas são, portanto, realidades simultaneamente naturais e culturais e, cada aldeia ribeirinha, cada curva de rio e cada afluente, por mais pequeno que seja, ajuda a definir o “espírito do lugar” específico de cada uma das inúmeras comunidades que formam uma região.
Desde o início das suas atividades na região, a Binaural Nodar tem dado uma importância crucial às paisagens ribeirinhas; desde logo, porque a própria associação nasceu literalmente à beira-rio, na aldeia de Nodar banhada pelo rio Paiva; mas também porque ao longo dos anos desenvolveu residências artísticas e festivais ligados a alguns dos rios da sua zona de intervenção, como foi o caso do Festival Paivascapes em 2011 e dos ciclos de residências artísticas Vougascapes, entre 2015 e 2018.
A Binaural Nodar anuncia o projeto de pesquisa e de criação “Os Rios da Comunidade”, uma colaboração entre a equipa da associação e o grupo musical Sax on the road, para a concepção de um disco e espetáculo musical e multimédia dedicado a catorze rios da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, cada um correspondente a um dos catorze concelhos integrantes da mesma. O projeto será desenvolvido até ao final do ano de 2024,
A primeira fase do projeto, a desenvolver entre 21 de agosto e 3 de setembro, consistirá num primeiro mapeamento sonoro e visual dos catorze rios escolhidos.
Lista Provisória de Rios:
Aguiar da Beira: Rio Coja
Carregal do Sal: Rio Cabanas
Castro Daire: Rio Paiva
Mangualde: Rio Mondego
Nelas: Rio Castelo
Oliveira de Frades: Rio Vouga
Penalva do Castelo: Rio Carapito
São Pedro do Sul: Rio Sul
Santa Comba Dão: Rio Dão
Sátão: Rio Sátão
Tondela: Rio Dinha
Viseu: Rio Pavia
VIla Nova de Paiva: Rio Mau
Vouzela: Rio Alfusqueiro
Ficha artística e técnica:
Coordenação da pesquisa: Luís Costa
Coordenação artística: António Manuel Ramos e Dolores Spínola (Sax on the Road)
Equipa de pesquisa e de catalogação: Ana Margarida Ferreira, Liliana Silva, Luis Costa e Nely Ferreira
Criação musical: António Manuel Ramos e Dolores Spínola (Sax on the Road)
Textos poéticos: Luís Costa
Edição audiovisual: Luís Costa
Desenho gráfico: Liliana Silva