Pontos de Interesse
1 – Santúario do Imaculado Coração de Maria;
2 – Moinho e levada;
3 – Laranjais e soutos de castanheiro;
4 – Rio de Castelões (Lugar de Costa);
5 – Floresta relíquia;
6 – Capela de Sto. António e Cruzeiro;
7 – Quinta da Cruz e eucalipto monumental;
8 – Capela de Na Sra da Conceição;
9 – Poço da Silveira;
À descoberta de uma floresta relíquia
Há preciosidades que se escondem mesmo à nossa frente. Ao olhar a serra do Caramulo a partir do Vale de Besteiros, a visão dirige-nos à cumeada da serra e ao espetáculo geológico que nos apresenta. A meia encosta, já são os tons coloridos, de acordo com as estações do ano, que nos apelam ao olhar, com casas a emergir aqui e ali, pintando uma paisagem natural e humana de singular beleza.
Mas é à medida que nos aproximamos do que ao longe avistámos, que os segredos mais preciosos se revelam. A Rota dos Laranjais, leva-nos assim à descoberta de um pequeno mundo dentro do Caramulo. Dos coloridos laranjais aos soutos de imponentes castanheiros, dos carvalhais antigos à floresta relíquia que acompanha o pequeno, mas espetacular, curso do Rio de Castelões. E pelos caminhos, muitas são as construções deixadas pelo Homem, algumas aproveitando os recursos naturais, outras homenageando divindades.
Descrição do Percurso
É no Santuário do Imaculado Coração de Maria, um dos mais antigos dedicados à Virgem em Portugal, que tem início a caminhada por um Caramulo diferente do usual, onde laranjeiras, castanheiros, carvalhos e árvores de fruto de todos os tipos assumem o papel principal.
Ao fim de alguns passos, atravessa a aldeia de Ribeiro, da qual se sai por um espetacular túnel de castanheiros e laranjeiras, acompanhado à direita por uma antiga levada que ainda hoje conduz a água do rio de Castelões a uma azenha bem conservada. Sempre embrenhado em floresta agrícola, logo se chega ao Lugar de Costa, onde se atravessa o rio de Castelões, cujo curso o irá guiar num troço de cerca de 700 m, acompa-nhado por uma floresta que é uma autêntica relíquia da vegetação autóctone portuguesa. Terminada a subida, o percurso entra numa vertente mais urbana, passando pelas aldeias de Figueiral, Vila de Rei, Rocio, Quintal e Eiras, onde se recomenda atenção às capelas e, entre Vila de Rei e Rocio, às impressionantes ruínas da Quinta da Cruz, bem como para um eucalipto de dimensão titânica e para um souto de castanheiros ainda em produção.
Laranjais
A Laranjeira (Citrus x sinensis) é uma das provas de que o mundo já era global antes da globalização. Com origem nas regiões entre a Índia e os Himalaias, chega à Península Ibérica pela mão dos romanos e mais tarde dos árabes. E se hoje a laranja algarvia representa a cultivo deste fruto em Portugal, outrora, nesta encosta do Caramulo, era produto de enorme importância económica e cuja qualidade era apreciada em todo o País.