Oliveira de Frades

Rota dos Cabeços

Distância
17,3 km
Duração
7h
Acumulado
+900 m
Tipo de Percurso
circular

Pontos de Interesse

1 – Igreja de São Pedro/ S.Pedro Church;

2 – Cruzeiro de Varzielas/ Varzielas Wayside Cross;

3 – Cabeço das Feiticeiras;

4 – Miradouro do Alto das Pinoucas / Alto das Pinoucas Viewpoint;

5 – Cabeço do Zimbro e (and) Cabeço da Jabardeira;

6 – Eira e Espigueiros / Threshing floor and grannaries; 

7 – Cabeço Abana;

8 – Cabeço Furado;

9 – Casula do Vale da Dona / Vale da Dona sheltering hui;

10 – Capela de Nª Srª de Fátima – Miradouro / Nª Srª de Fátima Chapei – Viewpoint;

11 – Moinhos dos Pousios/ Pousios MilIs;

12 – Cabeço da Ireira;

13 – Cabeço da Solheira;

14 – Inscrições da Solheira / Solheira lnscriptions

As pedras preciosas do Caramulo

A Serra do Caramulo emerge na Região Centro do País, delimitada a norte pelo Vouga e a sul pelo Mondego, abrangendo uma vasta área da Cordilheira Central. A encosta ocidental, onde se desenvolve a Rota dos Cabeços, alonga-se suavemente, quase em escada, até à plataforma litoral da zona de Aveiro, contrastando assim com a vertente oriental da serra, marcada por um corte abrupto e escarpado que forma um autêntico muro que separa a Beira Litoral da Beira Alta.

O dorso da serra é caracterizado e reconhecido pelos seus numerosos e curiosos cabeços graníticos, o foco central deste trilho, e na vertente ocidental, onde se encontram as aldeias serranas de Varzielas e Bezerreira, tornam-se mais evidentes os xistos do Complexo Xisto-Grauváquico, notórios nas paredes das casas de Varzielas. A natureza do relevo, mais suave, permite um maior desenvolvimento dos cursos de água, acompanhando este percurso a carga da Ribeira, entre Bezerreira e Varzielas, num espetacular trilho ribeirinho repleto de segredos a descobrir.

Descrição do Percurso

DeVarzielas, o percurso parte rumo ao Alto das Pinoucas
(1062ml, o ponto mais alto do concelho de Oliveira de Frades.
Mas antes, visita a Igreja de S. Pedro e percorre as pitorescas ruas da aldeia, afastando-se depois por entre os seus campos de cultivo, que passo a passo vão dando lugar a bosques dominados por carvalhos, em alguns momentos intercalados com manchas de pinheiro-bravo. À medida que se sobe a encosta a vegetação arbórea dá lugar a uma vegetação arbustiva, típica destes solos graníticos e onde predomina o tojo, a giesta e a queiró, que nos meses primaveris formam uma multicolor e vibrante paisagem natural. No dorso da serra encontram-se os primeiros grandes cabeços como o da Feiticeira ou o do Zimbro, já no percurso descendente rumo a Bezerreira, aldeia onde sobressaem os lameiros que a bordejam, famosos por estarem sempre bem cuidados, verdes e viçosos, formando com os seus longos muros de granito uma rara e antiga paisagem agro pastoril [1]. Antes de descer até à carga da Ribeira, visita o Cabeço Furado (ou Cabeço da Peste), a norte da aldeia, e permite um desvio até ao célebre Cabeço que Abana. Já nas proximidades de Varzielas, passa a acompanhar o leito do rio Águeda, sob a sua densa galeria ripicola, até ao Cabeço da Solheira. Otroço final, de regresso a Varzielas, faz-se por caminhos florestais.

 

Cabeços

Qualquer dicionário nos dirá que um cabeço é um cume arredondado de um monte ou um pequenomonte arredondado.Mas na Serra do Caramulo, um cabeço tem mais que se lhe diga além das geometrias e das formas. Há muito que as gentes da serra vêm algo mais nestas pedras, figuras antropomórfi- cas e zoomórficas esculpidas pelo tempo, pelos ventos e pela água nos seus distintos estados. Diz-se que, entre muitos mistérios, guardam segredos depastoresede agricultores, de lendas e de tradições …

Nível de Dificuldade

2

Informações

Adversidade do Meio: 1
Orientação: 2
Tipo de Piso: 1
Esforço Físico: 3
Varzielas, Oliveira Frades