Pontos de Interesse
1 – Museu do Quartzo/ Quartz Museum;
2 – Igreja Matriz do Campo/ Campo Main Church;
3 – Igreja de Stª Luzia/ Sta. Luzia Church;
4 – Fonte de chafurdo/ Communalfountain;
5 – Castro de Sta Luzia/ Sta. Luzia Hillfort;
6 – Monólito de Quartzo/ Quartz Monolith;
7 – Miradouro de Stª Luzia/ Sta. Luzia viewpoint;
8 – Capelade Stª Luzia/ Sta. Luzia Chapel
Do Mineral à Viagem pela História
Segundo mineral mais abundante do planeta, o quartzo apresenta, além da sua beleza natural, utilidades e aplicações muito diversificadas, desde os computadores à construção civil. O Monte de Santa Luzia, rico neste mineral, foi até 1986palco de uma exploração de que resultou a cratera aproveitada para a instalação do Museu do Quartzo, ponto de partida para a caminhada.
Conjugando património religioso, histórico e cultural com geologia e paisagem, a Rota do Quartzo oferece pois uma viagem que une o tempo da Terra e o tempo do Homem e que tem o seu clímax quando se contemplam milhões de anos nos cristais de um imponente monólito quartzítico que não deixa ninguém indiferente!
Descrição do Percurso
No Monte de Santa Luzia, junto ao Museu do Quartzo, cuja visita é indispensável, inicia-se o percurso em descida, voltando à esquerda e seguindo por entre pinhal. Próximo de Campo, o caminho murado faz-se rodear de terrenos de cultivo e é sombreado por carvalhos, nogueiras e castanheiros até chegar ao casario onde se destaca a Igreja de Sta M’ Madalena. Depois de se descobrir o raro relógio de sol, a eira e o espigueiro, continua-se por estrada asfaltada até Vila Nova, designação que contrasta com os velhos silhares da sua fonte de chafurdo.
Após sair da povoação e do asfalto para subir rumo ao Castro de Santa Luzia, temos aos pés um tapete branco de pedras de quartzo que parecem ter-se juntado todas mais à frente no monumental monólito quartzitice no topo do qual se ergue a Capela de Santa Luzia. Pausa para contemplar Viseu e as serranias no horizonte e descobrir abaixo o museu e sua lagoa, para onde regressamos numa descida final acompanhada de pinheiros e outras coníferas.
Museu do Quartzo
Construido no Monte de Santa Luzia, sobre pedreira abandonada da Companhia Portuguesa de Fornos Eléctricos, é o primeiro museu do mundo dedicado apenas a um mineral. Idealizado pelo geólogo Galopim de Carvalho, o Museu do Quartzo promove desde 2012a proteção, preservação e valorização do património geológico como parte integrante do património natural da região.