Pontos de Interesse
1 – Solar dos Albuquerques;
2 – Igreja de Sta. Maria;
3 – Santuário de Na Sra da Esperança;
4 – Capela de Sto. António da Abrunhosa;
5 – Igreja Matriz de Rio de Moinhos;
6 – Vista sobre Rio de Moinhos;
7 – Igreja Paroquial de Mioma;
8 – Igreja de Nª Srª da Oliva;
9 – Capela de Sto. António
Na senda do sagrado
O Barroco pode manifestar-se no exterior, no interior ou até na escala e forma como os edifícios se posicionam na paisagem, assumindo-se como pontos centrais de enquadramentos cénicos. Tendo como principal motivo o património religioso de referência a este período artístico, cujo ex-líbris é a Capela de Nª Srª da Esperança, a Rota do Barroco liga em rede vários edifícios do sagrado em Sátão, a que se junta ainda o setecentista solar dos Albuquerques, hoje Biblioteca Municipal.
Uma rota do sagrado onde a fé marcou fortemente o território e a sua apropriação pelo Homem, favorecendo o povoamento em redor dos locais de culto e o enraizamento de tradições que ainda hoje se conservam orgulhosamente entre a população. Enfeitar de flores o acesso às igrejas na data do Corpo de Deus é uma dessas tradições. Venha conhecer as demais!
Descrição do Percurso
Com inicio em Sátão, junto à Igreja de Sta. Maria e ao antigo Solar dos Albuquerques, o percurso segue para sul, em direção a Travasso, percorrendo uma vasta extensão de pinhal, que se diversifica em coníferas de grande porte na subida que se segue à travessia do rio Sátão.
Entre carvalhos e campos de cultivo ruma até Abrunhosa, onde encontra as capelas de Nª Srª da Esperança e de Sto. António, antes de se embrenhar num caminho rodeado de vinhedo e terrenos agrícolas que
o levam a Lajedo e a Serviçaria. Em Rio de Moinhos a torre da Matriz sobressai na paisagem urbana e antes de abandonar a povoação, recomenda-se pequeno desvio à Capela de Nª Srª de Fátima. Os próximos 4km, rumo a norte, fazem-se através de caminhos em pinhal cerrado.
O percurso retorna à civilização passando pelas aldeias de Tremoa e Quinta do Monte até desembocar na Igreja Paroquial de Mioma e daqui seguir para o antigo Mosteiro de Na Sra de Oliva. Imediatamente a seguir surge a Capela de Sto. António e depois desta uma silenciosa mata de carvalhos pontuada de castanheiros pela qual se faz a travessia de regresso à malha urbana de Sátão.
Capela de Nª Srª da Esperança
Pérola do Barroco no concelho de Sátão, situa-se na aldeia de Abrunhosa, estando classificada como Imóvel de Interesse Público. De implantação ligeiramente elevada sobre extenso largo, a sua construção deu-se no séc. XVIII por ordem do cónego Luís Bandeira Galvão.Recomenda-se uma visita demorada ao interior para contemplar os belos tetos de madeira pintados em trompe l’oeil, o setecentista órgão de tubos e o vasto património azulejar.