A caminhada tem início no Jardim Brasil Portugal, passando logo aos primeiros passos pela Igreja Matriz e pelo casario urbano.
Um pequeno desvio permite a observação de uma sepultura antropomórfica na berma de um caminho florestal. Embrenha-se nos terrenos agrícolas da povoação, rumo a nascente, passando por manchas de pinheiro bravo e manso, eucalipto e carvalho, até se deparar com a enorme Orca da Palheira. A partir daqui, passo a passo, a paisagem muda gradualmente, abrindo-se a floresta num enorme mar de granito onde predomina a vegetação arbustiva e o pinheiro manso.
A arqueologia torna-se o foco de todas as atenções, primeiro com um pequeno habitat/povoado datado do período Neolítico, as Orcas 1 e 2 do Ameal e, mais adiante, com a Orquinha da Víbora.
No Marco Geodésico [1] as vistas são de cortar a respiração e no Penedo da Víbora somos transportados no tempo pelas lendas que o animam, lendas de amores entre um cristão e uma moura. Segue-se a descida da encosta até à povoação de Azenha, com bela zona de lazer ribeirinha, e nova imersão em área florestal até de novo se chegar a Oliveira do Conde, não sem antes apreciar a enorme Casa do Visconde, solar do séc. XVIII.
Circuito Pré-Histórico Fiais/Azenha
Permite a aproximação a quatro sepulturas megalíticas: a Orca da Palheira destaca-se das demais pela robustez dos seus esteios e chapéu de cobertura, além da construção murada que hoje a envolve; as duas Orcas do Ameal, mais modestas que a da Palheira, elevam a já extraordinária cenografia natural do lugar; e a Orquinha da Víbora, como o nome já indica, é a menos vistosa das quatro, ainda sob intervenção arqueológica.
Fora do PR1, mas ainda no circuito, o impressionante Dólmen da Orca (MN).
Época aconselhada
O percurso pode ser efetuado em qualquer época do ano, tendo os seus utilizadores que tomar algumas precauções face às elevadas temperaturas que se podem fazer sentir durante o verão. Durante os períodos de maior precipitação recomenda-se algum cuidado na travessia de alguns troços alagadiços e das passagens sobre cursos de água.







