Pontos de Interesse
1 – Solar do Torreão ou do Visconde de Treixedo;
2 – Fonte de mergulho de Treixedo;
3 – Igreja Paroquial de Treixedo;
4 – Capela de Na Sra da Saúde;
5 – Poço do Banho;
6 – Ponte ferroviária do Granjal;
7 – Ecopista do Dão;
8 – Antiga estação ferroviária de Treixedo;
Com o Dão aos pés
Através do triângulo Treixedo-Granjal-Estação de Treixedo, este percurso oferece uma viagem desde a Pré-História à máquina a vapor. De origem anterior à Reconquista Cristã e relacionada com o suposto Castro de Trenho, Treixedo foi couto do Mosteiro de Lorvão e vila até à reforma administrativa de 1836. Esta importância também se refletiu na construção da estação de caminhos de ferro, fator de dinamismo até finais do séc. XX.
Nesta viagem, o solar do Torreão ou do Visconde de Treixedo, hoje em ruína, marca o início e continua a controlar o casario que tem na igreja setecentista de Na Sra da Assunção o seu limite a sul. A descoberta do território leva-nos às sulfurosas águas termais do Granjal, há muito louvadas, e a descer por entre blocos de granito ao rio Dão. Aí, tem-se aos pés a memória do comboio sob a forma de pista: a Ecopista do Dão.
Descrição do Percurso
O percurso tem início na Rua do Calvário, junto ao pavilhão desportivo e à antiga escola primária de Treixedo, em frente à qual se observa uma alminha em pedra esculpida. Atravessa a aldeia em direção à igreja, passando pelo abandonado, porém mágico, solar do Torreão ou do Visconde de Treixedo, com o brasão de armas e a sua capela privativa.
Da igreja paroquial segue-se por entre área de floresta até ao Granjal, onde merece visita o Poço do Banho, que desde 1877 conduz as águas sulfurosas e terapêuticas da nascente local numa espécie de pequenas “termas a céu aberto”. À saída da aldeia, o percurso desce até ao rio Dão, onde a paisagem se abre ao espelho de água e à fotogénica ponte ferroviária. Ao encontrar a Ecopista do Dão, segue nela, espreitando o rio na companhia de carvalhos, sobreiros e medronheiros.
Após a antiga estação de Treixedo, o caminho sai da ecopista e sobe por eucaliptal e pinhal até entrar pelo lado norte e voltar ao ponto de partida.
Ecopista do Dão
É junto ao rio que este percurso encontra a Ecopista do Dão, construída sobre o traçado do antigo ramal que ligava Santa Comba Dão a Viseu. O troço entre a ponte ferroviária e a estação de Treixedo, aliando obra do Homem a obra da Natureza, convida a desfrutar da diversidade de flora e fauna, assistindo por entre carvalhos ao voo do Milhafre-preto e da Garça-real que habita nas margens.