Pontos de Interesse
1 – Rio Zela;
2 – Ponte Medieval;
3 – Ponte do antigo caminho de ferro;
4 – Capela de Santo Antão;
5 – Sepulturas antropomórficas;
6 – Capela de Nª Srª do Castelo – Miradouro;
7 – Igreja Matriz
Entre o Vouga e o Zela
Este é um percurso que reúne de forma harmoniosa o rico património histórico e natural de Vouzela, evidenciando o melhor de dois mundos através de caminhos que da malha urbana se dirigem para o Monte da Nª Srª do Castelo, vigilante dos territórios ao seu redor.
O rio Zela, sobre o qual se ergueu a ponte do antigo caminho-de-ferro, em lugar de espetacular cenografia, encontra-se alguns metros adiante com as águas do Vouga, que o levam ao litoral, até à calma espelhada da Ria de Aveiro. Pelo trajeto do antigo caminho de ferro são muitas as preciosidades que se revelam, especialmente os belos carvalhais que no Outono e na Primavera proporcionam vibrantes espetáculos de cor. No Monte da Nª Sraª do Castelo, as pedras contam histórias e há que olhá-las como se olha um livro. Em tempos antigos terá ali existido uma fortaleza, só reconstruível através da imaginação.
Descrição do Percurso
O percurso começa no coração de Vouzela, sob a ponte do antigo caminho de ferro, acompanhando o rio Zela até chegar à ponte medieval cujos alicerces mais antigos se creem ser romanos. Neste ponto, ruma para sul, subindo até ao nível do tabuleiro da ponte, que irá atravessar passando por cima do ponto de início do percurso. A antiga locomotiva Henschel & Sohn, nº de série E202, preserva a memória de viagens passadas, na entrada norte da ponte, e o percurso segue a partir daqui pelo antigo traçado da Linha do Vouga, embrenhando-se em carvalhais e percorrendo, muitas vezes entre muros, um caminho que antes pertencia apenas aos comboios.
Atinge a povoação de Calvos, passa pela Capela de Santo Antão, e segue por caminho em calçada de granito até cruzar a EN228. Esta é a etapa mais exigente, a da subida ao Monte da Nª Srª do Castelo. O Santuário possui um vasto terreiro, onde se encontra um chafariz desenhado por Raúl Lino e um cruzeiro datado de 1636. Uma escadaria com 105 degraus permite o acesso à Capela, no topo, miradouro de excelência. O retorno a Vouzela faz-se sempre a descer, culminando na notável Igreja Matriz (Monumento Nacional).
Antiga Linha do Vouga
Tinha 140 km de extensão, com início na Linha do Norte, em Espinho, e fim em Viseu. Foi inaugurada, com a sua extensão total, em 1914, mas o comboio já havia chegado a Vouzela a 30 de novembro de 1913. A ponte construída para a sua passagem é um marco patrimonial da vila, e o antigo caminho de ferro, encerrado em 1990, é hoje um trilho de imersão no mundo natural.