Nível de Dificuldade

Distância

Duração

Desnível Acumulado

Tipo de Percurso

10,4 km

3h

+169 m

Circular

Pontos de Interesse

1 – Pelourinho de São João de Areias;  2 – Igreja Matriz de São João de Areias; 3 – Casa das Armas Reais; 4 – Capela de S. João Evangelista; 5 – Capela de Sto. António; 6 – Solar D. Bernardo ou Solar dos Serpa Pimentel;
7 – Capela de S. Silvestre; 

História, património e tradição

Outrora povoação de grande importância a nível regional, como o comprova a rica malha urbana de edifícios apalaçados e a vistosa Igreja Matriz, que embora seja monumento barroco do séc. XVIII, é templo sucessor de um muito mais antigo, São João de Areias teve inclusivamente na sua área territorial a maior propriedade cultivada de todo o concelho de Santa Comba Dão, o Solar D. Bernardo.

Ao longo deste percurso, rico em património arquitetónico civil e religioso, cada pedra tem uma história para contar, seja em São João de Areias, Castelejo, Silvares, Vila Dianteira ou em Guarita, onde o Solar D. Bernardo se exibe com dignidade, ainda que em estado ruinoso. Esta extraordinária propriedade pertenceu ao primeiro barão de São João de Areias, Francisco de Serpa Saraiva, fidalgo da Casa Real, comendador da Ordem de Cristo e juiz do Supremo Tribunal de Justiça.

Descrição do Percurso

O percurso parte do Jardim do Largo da República, no centro de São João de Areias, percorrendo os meandros urbanos da povoação. Passa pela Igreja Matriz, erguida em frente ao antigo Pelourinho em granito, e mais adiante passa pela Casa das Armas Reais, com vistoso brasão. Deixa a povoação para rumar
a nordeste, entre campos de cultivo e matas de pinho e de eucalipto, até atingir Casas Novas, povoação onde atravessa o IC12 por estrutura sobre a estrada.

Sempre por caminhos urbanos, chega ao ponto mais a norte, em Castelejo, onde se recomenda uma pausa para admirar a Capela de S. João Evangelista e toda a antiga malha urbana que a rodeia. Agora rumo a sul, entra na aldeia de Silvares, onde na Capela de Sto. António se realiza, uma vez por ano, o antigo e exuberante ritual da bênção do gado. Atravessa de novo o IC12 atingindo Guarita, terra onde se encontra o vistoso Solar D. Bernardo. Continua rumo a sul, passando pelo Sardoal e por pequena mata de pinho e eucalipto, atingindo novamente o mundo urbano em Vila Dianteira, junto à Capela de S. Silvestre. Alguns metros adiante, volta a entrar em São João de Areias.

Capela de Sto. António (Silvares)

É neste templo que no domingo a seguir ao dia dedicado ao Bem-aventurado (13 de Junho) se realiza o Desfile e a Bênção de Rebanhos. Um ritual mais antigo que o catolicismo, perpetuado por gerações de pastores que têm vindo a resistir a todas as dificuldades impostas pelo mundo moderno e que até aqui trazem os seus rebanhos para a bênção, ricamente enfeitados com cores e com chocalhos.

GRAUS DE DIFICULDADE

Adversidade do Meio

2

Tipo de Piso

1

Orientação

2

Esforço Físico

2