Nível de Dificuldade

Distância

Duração

Desnível Acumulado

Tipo de Percurso

7,04 km

2h15

+251m

Circular

Pontos de Interesse

1 – Capela de Nª Srª de Fátima; 2 – Alminhas; 3 – Vinhas; 4 – Capela da Nª Srª da Piedade; 5 – Igreja Matriz de São Vicente; 6 – Capela de Santa Cruz; 7 – Capela de São Frutuoso; 8 – Termas e Praia Fluvial de Alcafache

Das profundezas da terra às margens do Dão

Há uma razão para esta ser uma rota de águas milenares. É que as águas captadas em Alcafache, usadas termalmente desde 1962,revelaram, após análises, terem uma idade superior a 14.000 anos! Quer isto dizer que nas Termas de Alcafache se pode entrar em contacto com águas contemporâneas à antiga floresta tropical onde hoje existe o deserto do Saara…

E se as águas são milenares, mais recente é uma das grandes peculiaridades culturais e simbólicas da freguesia de Alcafache, o Bordado Tibaldinho, original da povoação com o mesmo nome. Um bordado a branco, sobre pano branco, cujos exemplares conhecidos mais antigos têm entre 150e 200 anos. Os motivos decorativos, nascidos do gosto popular, são o que hoje lhe confere identidade impar: rosas, estrelas, corações, hastes florais entre outros. Tornou-se muito popular a partir dos anos 20 do século passado.

Descrição do Percurso

O percurso parte da Capela de N’ Sra de Fátima, na margem esquerda do Dão, a poucos metros do complexo termal de Alcafache. Daqui, sobe o vale em direção a Casal Mendo, primeiro por caminho florestal onde reina o pinheiro e, nas cotas mais altas, acompanhado também por carvalhos, oliveiras e campos agrícolas. Num entroncamento, marcado por uma Alminha, segue em frente, por entre grandes vinhas até à Capela da Na Sra da Piedade. Aqui, pode fazer um desvio de cerca de 500 me conhecer o núcleo urbano de Casal Sandinho e a Igreja de S. Vicente. Voltando ao percurso, segue-se a descoberta do mosaico rural destas povoações, dominado pela vinha, pela oliveira, pelas pastagens e pelas hortas de subsistência.

Na Aldeia de Carvalho, visita a Capela de Sta. Cruz, e sempre por caminhos ladeados de hortas e campos chega de novo a Casal Mendo, onde passa pela Capela de S. Frutuoso antes de voltar ao entroncamento onde está a Alminha pela qual já passou. Depois de alguns passos em traçado coincidente com o já percorrido, desce a encosta, por trilho marcado à esquerda, até de novo atingir o Dão e as Termas de Alcafache.

Termas de Alcafache

As Águas Termais de Alcafache são fracamente mineralizadas e, quimicamente, sulfúreas, bicarbonatadas e sódicas. Captadas a grande profundidade, a 75 m e a 150 m, são das águas mais ricas e quentes a brotar em Portugal Continental, a uma temperatura a rondar os 50ºC. A época termal decorre de março a novembro e as suas águas são especialmente indicadas para tratamentos ao nível das vias respiratórias e afeções reumáticas e musculoesqueléticas.

GRAUS DE DIFICULDADE

Adversidade do Meio

1

Tipo de Piso

2

Orientação

1

Esforço Físico

2