Nível de Dificuldade

Distância

Duração

Desnível Acumulado

Tipo de Percurso

11,9 km

3h30

+502 m

Linear

Pontos de Interesse

1 – Ponte Romana de Ferreirós do Dão; 2 – Quinta da Boiça; 3 – Trilho da Castinceira; 4 – Cascata; 5 – Capela de Nª Srª da Anunciação; 6 – Capela de Nª Srª Saúde; 7 – Praia Fluvial das Caldas de Sangemil; 8 – Caldas de Sangemil; 9 – Quinta dos Areais;  10 – Praia Fluvial de Ferreirós do Dão; 11 – Caleiros de Pedra; 12 – Solar dos Fidalgos; 13 – Capela de Santo António

Acompanhando o curso do Dão

O rio Dão, mais do que um dos grandes rios do território de Viseu Dão Lafões, é artéria de vida e de prosperidade para as muitas populações que ao longo do tempo nas suas margens se fixaram. Hoje, separa, neste troço, os concelhos de Tondela e Carregal do Sal, mas são inúmeras as pontes, muitas delas estupendas obras de engenharia de origem romana e medieval, que unem estas comunidades e seus territórios, jamais inseparáveis pelas linhas invisíveis criadas pelos Homens.

Da espetacular cenografia ribeirinha que envolve a Ponte Romana de Ferreirós do Dão (apesar da construção atual não corresponder às suas fundações romanas) até à singular e atrativa zona balnear das Caldas de Sangemil, com as suas nascentes termais, temos ao longo deste percurso a possibilidade de conhecer um Dão em alguns momentos mais selvagem, e em outros mais em sintonia com as culturas agrícolas das populações que dele se nutrem.

Descrição do Percurso

O percurso parte da Ponte Romana de Ferreirós do Dão, acompanhando o rio pela sua margem direita, rumo a nordeste, até chegar às Caldas de Sangemil. Apesar do seu traçado linear, apresenta duas variantes que lhe permitem personalizar a experiência ou mesmo realizar o percurso de forma circular. A variante PR7-2 permite-lhe fazer os primeiros 3km de percurso pela margem esquerda do Dão e, caso pretenda, regressar pela margem direita até Ferreirós do Dão, numa extensão total de 6,2km.

A outra possibilidade é continuar seguindo Dão acima até às proximidades da povoação de Penedo, onde pode optar pela variante PR7-1, que o levará igualmente às Caldas de Sangemil, mas pela margem esquerda do rio e não pela direita, como sugere o seu traçado original. Quem parte das Caldas de Sangemil pode, portanto, também optar por fazer um percurso circular, aproveitando esta variante, criando assim uma alternativa com uma extensão total de 11,5km. O traçado original permite-lhe explorar, além do Dão, algumas das povoações que o marginam, como Ferreirós do Dão, Corujeiro e Caldas de Sangemil e as suas arquiteturas vernaculares.

Caso opte pela variante PR7-1, poderá explorar as povoações de Furadouro e de Sangemil.

Caldas de Sangemil

Sabe-se que as nascentes termais de Sangemil já eram utilizadas para fins terapêuticos desde pelo menos o séc. XVIII, mas só em 1994 foram edificadas as atuais instalações, renovadas em 1999. Junto à margem do rio Dão, em lugar muito aprazível, rapidamente se tornaram num centro dinamizador do turismo concelhio, além de polo de referência terapêutica, com especial enfase nas patologias de foro reumatológico e músculo-esquelético. As suas águas são hipertermias, mineralizadas, alcalinas, sulfúreo sódicas e fluoretadas.

GRAUS DE DIFICULDADE

Adversidade do Meio

1

Tipo de Piso

2

Orientação

1

Esforço Físico

3