Nível de Dificuldade

Distância

Duração

Desnível Acumulado

Tipo de Percurso

14,86 km

4h25

+400 m

Linear

Pontos de Interesse

1 – Centro Histórico de Aguiar da Beira;  2 – Igreja da Misericórdia;  3 – Ruínas do Castelo de Aguiar da Beira; 4 – Capela de Nª Srª do Leite; 5 – Palhota tradicional em Quinta do Meio;  6 – Barragem da Fumadinha; 7 – Miradouro de S. Domingos; 8 – Nascente do rio Vouga; 9 – Santuário de Nª Srª da Lapa

O milagre da devoção

A fé, a crença em algo maior, foi desde sempre materializada pelo Homem, refletindo-se no território, quer sob a forma de pontos construídos, quer sob a forma de linhas que os unem enquanto percursos do divino. O culto a Nª Srª da Lapa, em tempos um dos mais importantes da Península Ibérica e ainda hoje celebrado a 15 de agosto, resultou num desses pontos de apaixonada devoção: dentro do santuário setecentista dos Jesuítas abriga-se a gruta onde, segundo a lenda, uma pastorinha muda encontrou a imagem da Virgem. Da dedicação à imagem advém o milagre do dom da fala que lhe terá sido concedido.

Este percurso oferece também à contemplação o património histórico de Aguiar da Beira, a barragem da Fumadinha, a paisagem de afloramentos graníticos e a nascente do rio Vouga, unindo pontos de interesse diversos nestes caminhos de fé.

Descrição do Percurso

Este percurso inicia-se junto à “Casa Grande”, no centro de Aguiar da Beira, e passa pela Torre do Relógio, pela Fonte Ameada e pelo Pelourinho, antes de encontrar a Igreja da Misericórdia e subir às ruínas do castelo requeiro, observando-se o território em redor na companhia da estátua da Nª Srª da Assunção. Passa depois pela capela medieval de Nª Srª do Castelo (ou do Leite), para se afastar de Aguiar da Beira descendo a encosta por caminho rural.

Por entre pomares, campos de cultivo e zonas de floresta, vai até Quinta do Meio, onde além de marcas de religiosidade existe ainda um raro palheiro tradicional. Já na barragem da Fumadinha, convida-se a descansar os olhos na serenidade do espelho de água e a descobrir a beleza natural do vale.

Retemperadas as forças, inicia-se uma subida íngreme à direita, no trilho criado pelos animais de pasto, tendo por companhia imponentes rochas graníticas. Após desvio ao miradouro de S. Domingos, continua-se por pinhal até próximo da nascente do rio Vouga, de onde já se avista o Santuário de Nª Srª da Lapa e o final desta “peregrinação”.

Santuário de Nª Srª da Lapa

A imagem da Virgem encontrada em 1498 sob uma lapa desencadeou o culto mariano e a construção inicial de uma ermida, entregue no séc. XVI à Companhia de Jesus, que promoveu a edificação do atual complexo religioso. A igreja do santuário integra na capela-mor o enorme fraguedo onde terá aparecido a imagem de Nossa Senhora, tendo ainda a particularidade de albergar a peculiar história de um crocodilo.

GRAUS DE DIFICULDADE

Adversidade do Meio

1

Tipo de Piso

2

Orientação

2

Esforço Físico

3