Gastronomia e o Enoturismo são as propostas principais do programa de Viseu Dão Lafões na BTL

 

Diogo Rocha, único chef com Estrela Michelin na região Centro de Portugal, é uma das estrelas da programação da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre de 1 a 5 de março. A Gastronomia, este ano potenciada pelo recente Mapa dos Segredos Gastronómicos, e o Enoturismo são dois eixos centrais do programa.

 

O chef do restaurante Mesa de Lemos vai protagonizar uma sessão de showcooking e de prova de vinhos do Dão logo no arranque da feira, às 12h30 de dia 1. Uma vez que o reforço da presença digital é uma aposta forte da participação, Diogo Rocha estará acompanhado da conhecida atriz e apresentadora Liliana Santos, num momento de interação que irá marcar o primeiro dia do stand de Viseu Dão Lafões.

 

À semelhança do que aconteceu na edição anterior, Viseu Dão Lafões vai dispor de um espaço próprio na BTL. Situado no Pavilhão 2 da FIL – Feira Internacional de Lisboa, o espaço apresentará uma programação recheada de momentos de interesse para os visitantes, tendo como base a diversidade de produtos turísticos da região e as principais valências turísticas dos 14 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal.

 

O Turismo Ativo, Desportivo e de Natureza é outro eixo essencial da estratégia de promoção e ocupa também um lugar de referência na programação. Desde logo, o próprio espaço do stand remete o visitante para a presença da Natureza, emulando, de forma simbólica, um bosque com árvores. Está também presente um baloiço, ideal para fotografias “instagramáveis”, que convida a visitar as magníficas paisagens da região. Todo o stand é também ladeado pela representação das ecopistas, imagem de marca do território.

 

Não faltarão também momentos de degustação gastronómica de sabores regionais e provas de vinhos do Dão, da responsabilidade de escolas profissionais, das confrarias gastronómicas e de restaurantes do território.

 

 

Programa diversificado durante cinco dias

 

No primeiro dia da programação do espaço, além do showcooking com Diogo Rocha, há a destacar as apresentações de alguns eventos que irão acontecer em 2023, por parte dos municípios de Vouzela, Viseu e Castro Daire. Ao fim do dia haverá lugar à inauguração oficial do stand, a partir das 16h30.

 

O segundo dia da BTL tem como momentos mais altos a apresentação do projeto Craft – Turismo Criativo em Viseu Dão Lafões e a sessão “O Enoturismo e a Rota do Vinho do Dão”, além da continuação das apresentações dos principais destaques dos municípios, desta vez a cargo das autarquias de São Pedro do Sul, Tondela e Aguiar da Beira. Ainda no âmbito da estratégia de reforço digital, há a salientar nesse dia a presença da modelo e empresária Diana Pereira no stand.

 

As propostas dos municípios de Castro Daire, Oliveira de Frades, Mangualde e Nelas assumem o protagonismo no terceiro dia de feira, enquanto Vila Nova de Paiva, Sátão, Carregal do Sal e Penalva do Castelo são os destaques do quarto dia. A programação de Viseu Dão Lafões na BTL termina, no quinto e último dia, com momentos dedicados aos municípios de Sátão e Santa Comba Dão.

 

 

Objetivo é estimular aumento de visitantes

 

Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, considera que a participação na BTL tem como grande objetivo estimular o aumento de visitantes e de dormidas na região, captando novos mercados, depois de um ano de recuperação. “O espaço da CIM Viseu Dão Lafões vai ser um espaço privilegiado para este território mostrar aos visitantes e aos profissionais da área do Turismo as principais mais-valias turísticas que tem para oferecer, e que fazem desta uma região de referência a vários níveis. Depois de um ano de recuperação, que foi o de 2022, queremos que 2023 seja um ano de franco crescimento, captando novos públicos e mercados e impulsionando as dormidas e as receitas da atividade turística”, afirma Fernando Ruas.

 

“Ao longo dos cinco dias de feira, os 14 municípios da CIM vão ter a oportunidade de mostrar os eventos e produtos com que se querem afirmar no mercado turístico. Estou certo de que os visitantes vão ficar agradados com o que vão encontrar”, acrescenta Fernando Ruas.

 

 

Espaço tem mais de 200 metros quadrados

 

O stand de Viseu Dão Lafões tem como base a forma hexagonal que compõe o logótipo da CIM. O núcleo central abre para o exterior as principais áreas da proposta: Cultura – Gastronomia & Vinhos – Show Room, interligadas por um percurso elevado que se destaca e que representa as ecopistas e a área do Turismo de Natureza.

 

Enquanto os espaços do piso térreo configuram espaços de proximidade, o percurso elevado explora o aspeto cenográfico da paisagem, quer natural quer urbana, que caracteriza a região, permitindo uma diferente perspetiva das diferentes áreas do stand e da própria feira.

 

O elemento natural estende-se a todas as áreas, conjugando plantas naturais com diferentes materialidades para obter um sentido orgânico, rústico e moderno.

 

A agenda de programação completa da presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL 2023 estará disponível no site oficial do evento, em www.btl.fil.pt, no site Visit Viseu Dão Lafões, em www.visitviseudaolafoes.pt, e nas páginas de Facebook e Instagram da CIM.

 

A participação em tempo real poderá, também, ser acompanhada nas redes sociais.

 

Imagens e Programa Aqui

 

 

Partilhar

Últimos artigos

natal-vdl-artigo
“Natal em Viseu Dão Lafões” convida à descoberta da região
_DSC0930
Dormidas turísticas em Viseu Dão Lafões crescem 14% até agosto e superam média nacional
APP_Viseu dão lafões
Nova APP Visit Dão Lafões já está disponível para quem quer descobrir a região