“Sopro luminar” é uma exposição que reúne artistas portugueses e internacionais de várias gerações que utilizam a fotografia de modos diversificados naquilo que são visões mais ou menos subjectivas da realidade.
As obras pertencem à Colecção Encontros de Fotografia e correspondem em determinados casos a encomendas feitas no sentido de um mapeamento de territórios nacionais que os autores exploraram mediante um trabalho autoral de inegável valor estético e histórico.
A escolha agora apresentada reflecte sobre a importância da luz na definição de projectos que podem assumir um carácter mais documental ou privilegiar narrativas eminentemente subjetivas ou conceptuais. Trata-se, acima de tudo, de um diálogo com a própria história da arte, onde a luz sempre assumiu um papel preponderante na pintura, e com a perceção do mundo eminentemente condicionada pela imagem televisiva a partir da segunda metade do século XX e as chamadas redes sociais na actualidade. Ou seja, a imagem fotográfica é aqui ancoragem possível de um olhar diferenciado sobre o que nos rodeia, permitindo que paisagens, retratos, interiores e pequenos apontamentos do quotidiano assumam uma singularidade “transtemporal”.
Artistas: Albano Silva Pereira, André Cepeda, André Príncipe, António Júlio Duarte, Bernard Plossu, Cristina Garcia Rodero, Daniel Blaufuks, Daniel Malhão, Dieter Appelt, Duarte Belo, Edgar Martins, Frédéric Bellay, Gabriel Basílico, Inês Gonçalves, Jorge Molder, José Manuel Rodrigues, José Pedro Cortes, Julião Sarmento, Marianne Müller, Paulo Catrica e Paulo Nozolino.
“Sopro luminar” é uma co-produção entre o CAV e a VNBM, no âmbito do programa de apoio da RPAC, promovido pela Direcção-Geral das Artes, e com o apoio do Município de Viseu.
Informações úteis:
Quinta da Cruz, Viseu R. São Salvador, 3510-072 Viseu 232 427 427 09h30 – 17h30, de terça a sábado (encerra para almoço das 13h às 14h) Entrada gratuita.
Encerra aos feriados.