“Esta é a Minha Praia”: nova campanha de Viseu Dão Lafões desafia todos para embaixadores do território

Campanha privilegia recursos turísticos do território e vai estar presente nos meios digitais, mas também em painéis exteriores, mupis e anúncios; procura está a crescer e é de prever que 2023 seja o melhor ano de sempre para o turismo da região.

 

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou hoje a sua nova campanha de promoção turística, com a qual pretende fazer aumentar as visitas ao território, num ano que está já a bater recordes de afluência. Intitulada “Esta é a Minha Praia”, a campanha desafia todas as pessoas a serem embaixadoras da região e a partilharem-na com o mundo.

A campanha valoriza os variados recursos turísticos do território e, embora tenha sido lançada para o verão, tem uma mensagem intemporal e pretende atrair visitantes para a região durante todo o ano.

Os conteúdos, a nível de imagem e de texto, destacam as características únicas de Viseu Dão Lafões, uma região que conjuga a natureza com a cultura e o património, a gastronomia e os vinhos do Dão ou o termalismo, entre muitas outras experiências que atraem cada vez mais visitantes.

Recorde-se que, de acordo com os dados mais recentes do INE, relativos aos quatro primeiros meses de 2023, entre janeiro e abril, a procura turística em Viseu Dão Lafões aumentou 14 por cento em relação ao mesmo período do ano passado e está já acima dos números de 2019, o ano de referência. É de prever, por isso, que 2023 venha a ser o melhor ano para a atividade turística na região, o que torna a campanha ainda mais pertinente.

 

Balneário onde D. Afonso Henriques recuperou foi o cenário da apresentação

O cenário para a apresentação da campanha foi o balneário romano das Termas de São Pedro do Sul, local que o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, escolheu para recuperar de uma perna partida no cerco de Badajoz, em 1169. A cerimónia contou com a presença de dirigentes da CIM e do presidente da Turismo Centro de Portugal, além de autarcas dos 14 municípios que integram a Comunidade.

Para o Presidente da CIM, Fernando Ruas, “Viseu Dão Lafões – Esta é a Minha Praia” é uma campanha que transforma o destinatário da mensagem em protagonista. O objetivo é que as pessoas se identifiquem com as características ímpares desta região como um todo, assumindo Viseu Dão Lafões como a ‘sua’ praia, a praia de todos, e tornando-as assim embaixadoras do território, não só no verão mas durante todo o ano”.

“Esta é a Minha Praia” é uma expressão cada vez mais utilizada, por todas as gerações, para assumir publicamente que nos identificamos totalmente com uma ideia, uma experiência, um conceito, mas também um local. É um mote facilmente reconhecível por todos e que é muito positivo, pois privilegia o bem-estar, a descoberta e a autenticidade. Além disso, conjuga-se na perfeição com o ambiente de otimismo que se vive hoje na região”, explica Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

“Esta campanha surge na sequência de um trabalho de desenvolvimento da marca Viseu Dão Lafões, que se iniciou já em 2012 e que tem sido feito pela CIM, em conjunto com os 14 municípios de Viseu Dão Lafões e com os atores presentes nos territórios, nomeadamente as associações e os privados. Sem eles não há turismo”, acrescentou Nuno Martinho.

Também presente no evento, Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou que “esta campanha está em linha e coaduna-se com a estratégia turística do país e da região Centro de Portugal”, uma vez que “privilegia produtos turísticos cada vez mais importantes, como são a gastronomia e os vinhos, a natureza, o turismo ativo, o património ou a cultura. Há um alinhamento perfeito entre a marca Centro de Portugal e esta campanha de Viseu Dão Lafões”, concretizou.

Antes, na qualidade de anfitrião, Vítor Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, deu as boas-vindas aos presentes na apresentação e recordou a importância do seu município para a região e para o país, a nível do turismo. “São Pedro do Sul é dos municípios com mais camas no território da Comunidade Intermunicipal, só comparável com Viseu. Além disso, tem as termas mais importantes do país, que recebem 34 por cento dos aquistas em Portugal”, sublinhou, lembrando ainda o grande investimento que o município tem vindo a fazer a nível ambiental e turístico.

 

Campanha exibida em vários formatos e suportes

Esta é a terceira campanha promocional lançada na altura do verão pela Comunidade Intermunicipal, depois de “O Verão é Aqui!”, em 2021, e “Um Verão sem Comparação”, em 2022. Desta vez, a componente temporal é menos evidente, precisamente para criar a perceção de que Viseu Dão Lafões é a praia de todos durante todo o ano.

A campanha está concebida para exibição em diversos formatos e suportes, desde logo com uma forte presença digital, mas também em painéis nas autoestradas, mupis em espaço urbano, anúncios na rede multibanco, e outras. Só em Lisboa, uma área alvo da campanha, existirão 50 mupis. No Porto, a campanha estará presente também na rede de táxis. E, além de outdoors estratégicos (A25 e A1), a comunicação será ativada em feiras e eventos.

 

Pode descobrir mais sobre a campanha em www.visitviseudaolafoes.pt, a par das redes sociais Facebook e Instagram, em @visitviseudaolafoes.