Documentário “Rota de Megalitismo” vence festival internacional na África do Sul

 

Este é já o segundo prémio conquistado pelo filme, que dá a conhecer os extraordinários monumentos megalíticos do território de Viseu Dão Lafões.

 

O documentário “Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade”, da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, foi galardoado com uma medalha de ouro no Festival Internacional de Filmes de Turismo de África 2024, em Joanesburgo, África do Sul. O filme conquistou o primeiro lugar na categoria “Documentários, TV e WEB – Cultura e Herança”.

 

O documentário da CIM Viseu Dão Lafões destacou-se entre os 436 concorrentes, de 61 países, que participaram no festival sul-africano. Este é já o segundo prémio conquistado pelo documentário, que também venceu o Festival Internacional de Cinema de Turismo ART&TUR, em Portugal, na categoria “Melhor Documentário: Investigação em Turismo”.

 

Conduzido pelo arqueólogo Pedro Sobral, “Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade” é um percurso de 20 minutos por alguns dos mais extraordinários monumentos megalíticos do país, que se encontram no território de Viseu Dão Lafões. Muitos destes monumentos são referências a nível mundial – um até é considerado a “Capela Sistina” do megalitismo. A rota integra 28 monumentos megalíticos, 13 dos quais são classificados.

 

Viseu Dão Lafões possui um património megalítico notável e que é reconhecido a nível internacional, o que motivou a CIM a avançar para a produção deste filme. A elevada qualidade do documentário foi agora mais uma vez distinguida, o que é muito gratificante para a região. É uma forma importante de dar notoriedade ao destino Viseu Dão Lafões a nível global”, sublinha Fernando RuasPresidente da CIM Viseu Dão Lafões.

 

É de destacar também que este filme está a ser exibido, desde este mês de junho, nos voos de longo curso da TAP, para as Américas e África, o que proporciona outra plataforma muito relevante para a divulgação do nosso território”, acrescenta.

 

O documentário “Rota de Megalitismo: Templos para a Eternidade” pode ser visualizado no canal de YouTube da CIM Viseu Dão Lafões, em https://www.youtube.com/watch?v=YCFkbVW5gPc