A história do Solar do Vinho do Dão, anteriormente denominado de Paço Episcopal do Fontelo, remonta ao século XII, ano de 1122. Até ao século XIX, o Paço Episcopal do Fontelo era utilizado como casa de férias e repouso dos Bispos, pois a sua residência oficial localizava-se no atual Museu Grão Vasco de Viseu. Em 1910 com a implantação da República, o Paço do Fontelo passou a pertencer ao Ministério da Defesa e da Guerra, sendo o edifício transformado numa prisão militar. Com o 25 de abril, o Paço Episcopal foi escolhido como um local de acolhimento para as famílias de ex-colónias que estavam a regressar.
A recuperação deste edifício foi feita em conjunto coma Câmara Municipal de Viseu e com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão. Em 2004 foi inaugurado, foi designado de Solar do Vinho do Dão e desde aí é a atual sede da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.
Em 2015 foi inaugurado o espaço Welcome Center da Rota dos Vinhos do Dão que pretende promover e divulgar todos os produtores aderentes da rota. É um espaço de receção ao turista onde é possível realizar provas de vinho, compra de vinhos e obter todas as informações sobre as visitas a todos os produtores com serviços de enoturismo. Com a representação de 49 produtores aderentes, o turista encontra referências exclusivas e ao preço de venda do produtor.
É recomendável a confirmação de visita.
Email: rotadovinho@cvrdao.pt