A Queijaria Vale da Estrela foi fundada em 2016 por Jorge Coelho, como homenagem ao avô paterno, Raul Abrantes Coelho, que nos anos cinquenta recolhia queijos a pastores da Serra para os afinar em prateleiras de madeira. Instalada em São Cosmado, Mangualde, com um investimento próximo de 1,5 milhões de euros numa unidade de cerca de mil metros quadrados, foi a primeira queijaria a obter licença DOP no concelho e é hoje a maior da região, processando cerca de quinhentos queijos merendeiros por dia com leite de trinta e cinco produtores locais.
Em 2021, tornou-se a primeira queijaria em Portugal a obter a certificação BRCGS8, o mais exigente padrão internacional de segurança alimentar. O palmarés internacional inclui o Super Gold no World Cheese Awards 2022, quatro distinções no World Cheese Awards 2024 e quatro ouros consecutivos no Concurso Nacional de Queijos Tradicionais. A gestão é atualmente assegurada pela família.
As instalações foram concebidas com vocação interpretativa. Um mezanino envidraçado exclusivo para visitantes permite observar toda a linha de produção em funcionamento, complementado por recursos audiovisuais e espaços de interpretação sobre o processo produtivo e o território. A oferta inclui visionamento de um filme temático sobre o pastorício, observação da produção e prova de queijos, compotas artesanais e vinhos da região. A localização junto à A25 e a proximidade à Serra da Estrela tornam a queijaria um ponto de acesso privilegiado para grupos em trânsito ou em percurso pela região.
Experiências disponíveis
- Observação da produção de Queijo Serra da Estrela DOP
- Exibição de fifilme temático sobre o pastorício e a região
- Prova técnica de queijos e produtos locais
Estrada Nacional 16, n.o 43 São Cosmado 3530-258 Mangualde
T: (+351) 913 464 445 | (+351) 232 247 644
E: jose.freitas@valedaestrela.pt