Travessia Ciclável das Aldeias da Serra do Caramulo

Uma serra por descobrir

A geomorfologia da serra do Caramulo é marcada por afloramentos graníticos e complexos xistosos. Apresenta uma forma inconfundível na paisagem, que, por sua vez, ofereceu as bases para as tradições seculares das suas gentes, de origens multiculturais e multirreligiosas.

No lugar onde as capas de burel, a pastorícia, a produção de mel e os pratos típicos continuam a fazer parte da identidade local, as vistas deslumbrantes sobre o mar e o interior de Portugal complementam este cenário singular. A presença de uma das maiores manchas de carvalhal da Europa e de espécies como o salgueiro-preto (Salix atrocinerea), o amieiro (Alnus glutinosa), entre muitas outras, destacam-na como um reduto de preservação e observação da flora nativa da Península Ibérica.

Seja pelas suas torres medievais, pelas reservas ecológicas ou pela ruralidade que se reflete em cada canto, esta serra tem algo único a oferecer aos seus visitantes.

Descrição da travessia ciclável: A Travessia Ciclável das Aldeias da Serra do Caramulo (TC-ASC) é uma rota circular com 87 km, realizável em dois sentidos. Conta com quatro portas de entrada principais: Tondela, Caramulo, Vouzela e São Vicente de Lafões (Oliveira de Frades). A derivação Tondela – Caramulo adiciona à rota um total de 20 km. O seu traçado inclui subidas e descidas constantes, em segmentos de montanha exigentes. Parte deste percurso cruza-se com a Ecopista do Vouga, passando por São Vicente de Lafões, Alcofra, Cambra e Cambarinho. De Alcofra ao Caramulo, a rota utiliza estradas municipais, atravessando Arca, São João do Monte e Jueus. Entre o Caramulo e Vouzela, percorre aldeias como Adsamo, Covas e Fornelo do Monte, com longos troços de descida. A ligação às ecopistas do Dão e do Vouga oferece múltiplas opções de itinerários para a prática de cycling, combinando troços de menor exigência nas ecopistas com segmentos mais desafiantes na TC-ASC. Esta variedade permite ao ciclista explorar diferentes tipos de terreno, alternando entre percursos acessíveis e desafios de montanha, e proporcionando uma experiência abrangente e imersiva no território.

Tondela

Tondela – Porta de Entrada para a Travessia Ciclável

Tondela tem raízes profundas na História, tendo integrado antigas terras medievais do já extinto…
Vouzela

Vouzela – Porta de Entrada para a Travessia Ciclável

Vila de origens antigas, com referências documentadas desde 1083. Porém, encontramos vestígios de povoamento…
Tondela

Caramulo – Porta de Entrada para a Travessia Ciclável

Esta vila foi fundada em 1921 por iniciativa do médico Jerónimo de Lacerda, um…
Oliveira de Frades

São Vicente de Lafões – Porta de Entrada para a Travessia Ciclável

Emoldurada por paisagens serenas, São Vicente de Lafões destaca-se pelo seu património, como a…