Aldeias da Serra do Caramulo

A Serra do Caramulo é uma elevação no centro de Portugal com a altitude máxima de 1075 metros, correspondendo ao Alto do Caramulinho. Tem uma orientação nordeste-sudoeste e abrange os concelhos de Vouzela, Tondela, Oliveira de Frades e Mortágua, no distrito de Viseu, Anadia e Águeda no distrito de Aveiro. É especialmente conhecida pela sua água e pela qualidade do ar, que levou, em tempos, à instalação de vários sanatórios na denominada vila do Caramulo. Esta serra, de origem granítica e xistosa, reúne algumas características únicas e é detentora de um património natural e cultural rico e ainda pouco explorado.

O Projeto Aldeias da Serra do Caramulo pretende estruturar um produto turístico assente numa rede de aldeias serranas dos concelhos de Tondela, Oliveira de Frades e Vouzela. Este projeto integra um conjunto de intervenções de natureza infraestrutural, patrimonial e de animação turística, tendo como projetos-âncora a criação de uma Grande Rota Pedestre e de uma Travessia Ciclável com ligação às Ecopistas do Vouga e do Dão, assegurando a articulação entre as várias aldeias da serra e a rede regional de percursos cicláveis.  

No âmbito da rede de aldeias que integram o projeto, estão previstas intervenções de reabilitação e valorização do património construído e paisagístico, bem como ações de dinamização sociocultural e turística. O projeto Aldeias da Serra do Caramulo procura identificar e consolidar uma rede de aldeias serranas com identidade própria, que sirva de base à criação de programas turísticos diferenciadores, explorando a serra, o seu património e o quotidiano das comunidades, através de modos suaves de descoberta do território, como a caminhada e o cicloturismo. 

Aldeias Âncora

Tondela
Oliveira de Frades
Vouzela

Grande Rota – GR 71

Travessia Ciclável das Aldeias da Serra do Caramulo