Programas “Best Wine Selection” e “Selecção Gastronomia e Vinhos” certificam restaurantes de Viseu Dão Lafões

 

  •     Um total de 38 estabelecimentos garantem a qualidade na oferta de vinhos e no serviço de excelência prestado aos clientes. Diplomas dos programas “Best Wine Selection” e “Seleção Gastronomia e Vinhos” foram entregues em Viseu.

Um total de 20 restaurantes do território de Viseu Dão Lafões foram distinguidos hoje, dia 1 de julho, com o selo “Best Wine Selection”, fruto de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e a AHRESP, que certifica a excelência do serviço prestado nos Vinhos do Dão. A cerimónia de entrega dos diplomas teve lugar no Teatro Viriato, em Viseu.

Na mesma cerimónia, foram entregues também os diplomas do programa “Seleção Gastronomia e Vinhos”, igualmente promovido pela CIM em parceria com a AHRESP, que certifica os estabelecimentos que tratam a gastronomia portuguesa com elevados padrões de qualidade. Neste programa, foram 28 os restaurantes distinguidos em Viseu Dão Lafões.

A cerimónia contou com as intervenções de Fernando RuasPresidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, de Carlos MouraPresidente da AHRESP, de Anabela FreitasVice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, de Susana Leitão, Diretora da Qualidade e Inovação da AHRESP, e de Nuno MartinhoSecretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões.

Programa promove os Vinhos do Dão

O programa “Best Wine Selection” Viseu Dão Lafões tem como objetivo principal dignificar e promover os Vinhos do Dão, estabelecendo uma rede de restaurantes que assegurem a satisfação dos seus clientes, através da oferta de vinhos de qualidade e de um serviço irrepreensível.

A região Viseu Dão Lafões foi a primeira do país a acolher este projeto que resultou de uma parceria da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, a ViniPortugal, a Turismo Centro de Portugal e a Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão.

Um processo de avaliação rigoroso

Os restaurantes certificados, tanto no programa “Best Wine Selection” como no “Seleção Gastronomia e Vinhos”, passaram por um rigoroso processo de avaliação iniciado em 2022. Este processo incluiu visitas-surpresa de técnicos qualificados, que avaliaram os serviços oferecidos aos clientes, a nível gastronómico, técnico e de serviço, bem como um programa de mentoria, ministrado aos profissionais em contexto de trabalho.

Os estabelecimentos que receberam a distinção “Best Wine Selection” podem exibir a respetiva placa de divulgação, em local visível no exterior do restaurante, e o diploma, no seu interior.

“Uma excelente oportunidade para a região”

Fernando Ruas, Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, destaca a importância dos programas. “Os programas ‘Best Wine Selection’ e ‘Seleção Gastronomia e Vinhos’ constituem excelentes oportunidades para os restaurantes da região Viseu Dão Lafões comprovarem a qualidade dos produtos e dos serviços que disponibilizam aos clientes. Quem entrar num destes restaurantes, e são muitos, pode ter a certeza, a partir de agora, que escolheram estabelecimentos que tratam os magníficos Vinhos do Dão e o receituário regional com o grande cuidado que merecem. Os restaurantes transformam-se assim em verdadeiros agentes de promoção da região de Viseu Dão Lafões e dos Vinhos do Dão”, sublinha.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, enaltece o facto de a região ter sido pioneira nesta certificação: “Este dois programas valorizam o projeto ‘Enoturismo na Região Demarcada dos Vinhos do Dão’, que a CIM tem em curso, com o objetivo de promover a excelência do enoturismo no nosso território. Viseu Dão Lafões ser a primeira região do país a receber o programa ‘Best Wine Selection’ ilustra o nosso compromisso com a qualidade e com a certificação dos nossos restaurantes. Acreditamos que, ao potenciar a qualidade da nossa oferta nos vinhos e na gastronomia, estamos a qualificar o território enquanto destino turístico de excelência”.

Carlos Moura, Presidente da AHRESP, enaltece que “Portugal é um destino turístico de eleição em muita coisa, mas há algo que nos distingue e que é sempre sinalizado por quem nos visita: a qualidade da nossa gastronomia e dos nossos vinhos, que é um fator competitivo e distintivo da nossa oferta turística. Viseu Dão Lafões é, em particular, um território onde a gastronomia é reconhecida. Na cozinha, na doçaria, no serviço ou nos vinhos, estamos sempre bem quando visitamos esta região”.

 

“Quero enaltecer o esforço que fazem todos os profissionais da restauração. Investir nesta área é um esforço diário muito grande, que obriga a muitas horas de trabalho. Estão de parabéns os restaurantes hoje distinguidos”, acrescenta.

Anabela Freitas, Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, considera que “a gastronomia e o enoturismo são dois produtos turísticos muito importantes para a região Centro de Portugal. Cada vez mais visitantes, nacionais e estrangeiros, escolhem este destino pela possibilidade de aqui poderem usufruir de experiências sensoriais diversificadas. A gastronomia e os vinhos têm a capacidade de proporcionar essas experiências, que permanecem na memória por muito tempo e motivam os visitantes a regressar. É com muita satisfação que a Turismo do Centro se associa a esta iniciativa, que premeia o esforço dos restaurantes de Viseu Dão Lafões em garantir aos visitantes os melhores produtos e um serviço de qualidade irrepreensível”.